Programa Ciência e Gestão pela Educação

Criado e dirigido pelo Conselheiro Felipe Galvão Puccioni, do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRio), tem como missão melhorar a aprendizagem dos estudantes por meio do fortalecimento da gestão escolar.

Assista à apresentação

Personagem que apresenta o vídeo criada por tecnologia de IA, reforçando o caráter inovador do PCGE.

A iniciativa surgiu a partir do ingresso de Puccioni no PhD em Estudos do Desenvolvimento na Universidade de Cambridge, no Trinity College, e contou com apoio institucional do TCMRio, especialmente por incentivo do presidente Luiz Antonio Guaraná. A partir daí, definiu-se um ambicioso projeto de pesquisa baseado em um experimento de campo aleatório (RCT) para identificar a relação causal entre boas práticas de gestão e os resultados de aprendizagem nas escolas da rede municipal carioca.

A iniciativa

Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SMERJ), o programa foi lançado oficialmente em agosto de 2021. Seu objetivo central é apoiar escolas públicas na implementação das 23 melhores práticas de gestão escolar, selecionadas com base em evidências científicas e estudos da literatura acadêmica internacional.

A primeira fase do Programa (2022–2023) envolveu 40 escolas selecionadas aleatoriamente para o grupo de intervenção. A equipe do PCGE, formada por servidores do TCMRio, da SMERJ e especialistas do terceiro setor e da academia, realizou um trabalho de mentoria personalizada com foco em gestão pedagógica, uso de dados educacionais e melhoria contínua.

As ações incluíram

  • Aplicação de diagnóstico de gestão com base no World Management Survey (WMS);

  • Uso de plataformas da rede (como o Rioeduca Em Ação) para análise de dados;

  • Produção de materiais customizados com os resultados de cada escola;

  • Reuniões frequentes com gestores escolares e acompanhamento presencial.

O gerenciamento do Programa é feito com metodologias ágeis e adaptativas, garantindo flexibilidade, foco em resultados e atuação colaborativa.

Resultados expressivos

A análise dos dados de avaliação externa (como a Prova Brasil e as avaliações bimestrais da rede) revelou um dado surpreendente: escolas que implementaram integralmente as 23 práticas de gestão alcançaram o equivalente a dois anos a mais de aprendizado para seus alunos, em comparação com escolas que não participaram da intervenção. Com os mesmos professores, alunos e recursos, a diferença foi a gestão.

O impacto chamou a atenção da mídia e de especialistas. A experiência foi destaque em uma reportagem do programa Fantástico, da TV Globo, e passou a ser referência em políticas públicas educacionais.

Expansão do Programa

Diante dos resultados, o PCGE iniciou em janeiro de 2024 sua segunda etapa. O número de escolas triplicou: agora são 240 escolas participantes, divididas igualmente entre grupos de tratamento e controle. A equipe também foi ampliada com a entrada de novos técnicos da SMERJ e servidores do TCMRio.

Fale Conosco

Endereço

Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro
Rua Santa Luzia, 732
Rio de Janeiro /RJ

Contato

pcge@tcmrio.tc.br

© 2025 Programa Ciência e Gestão pela Educação — Todos os direitos reservados.